Novo Horizonte realiza encontro para fortalecimento da Rede Catarina de Proteção à Mulher

Na última quarta-feira (12), no auditório da prefeitura de Novo Horizonte, a Secretaria de Assistência Social em parceria com a Polícia Militar, promoveu uma reunião com foco no fortalecimento da Rede Catarina de Proteção à Mulher. O encontro contou com a participação das equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Conselho Tutelar, Saúde e Administração, e teve como foco a atuação do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher, iniciativa institucional da Polícia Militar voltada à prevenção da violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Segundo a secretária de Assistência Social, Márcia Nicola Franchini, o programa desempenha um papel crucial ao realizar visitas preventivas às vítimas, fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência e criar um ambiente mais seguro e acolhedor para as mulheres que enfrentam situações de violência. Durante o encontro, a equipe teve a oportunidade de esclarecer dúvidas e alinhar estratégias para oferecer o melhor encaminhamento às vítimas.

Na avaliação da secretária a reunião foi muito produtiva. “Falamos sobre como proceder de forma mais eficiente em casos de violência doméstica e discutimos o acionamento silencioso, uma ferramenta que permite às mulheres solicitar ajuda de forma discreta, especialmente quando há descumprimento de medidas protetivas de urgência”, destaca Márcia.

Como desdobramento da reunião, foi planejado um evento especial para o dia 8 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A ação reunirá a equipe da Rede Catarina de Proteção à Mulher e promoverá um espaço de diálogo aberto e empoderamento para as mulheres do município. “Queremos encorajar as mulheres a não se calarem diante de situações de violência. É fundamental que elas saibam onde buscar ajuda e quais os seus direitos”, reforça a secretária.

Marcia explica que nas próximas semanas o evento será divulgado e terá como objetivo conscientizar e fortalecer a rede de apoio local. Ela defende que a Rede Catarina de Proteção à Mulher é uma importante ferramenta para garantir que as vítimas de violência doméstica recebam acolhimento e suporte, além de promover a prevenção de novos casos.