Novo Horizonte promove caminhada de conscientização em alusão ao Outubro Rosa

Novo Horizonte encerrou, nesta quarta-feira (30), as atividades do Outubro Rosa com uma caminhada de conscientização, promovida pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Escola de Educação Básica (EEB) Santa Lúcia e a Câmara de Vereadores. O evento, realizado pela manhã, reuniu alunos, professores, profissionais da secretaria e representantes da Câmara Municipal, levando às ruas a mensagem de prevenção e autocuidado.

A secretária de Assistência Social, Márcia Nicola Franchini, destaca a importância da iniciativa para conscientizar os jovens e suas famílias sobre o cuidado com a saúde. “Esse foi um momento de reflexão, em que incentivamos os alunos a levarem para casa essa mensagem de prevenção. Embora o Outubro Rosa seja um mês de alerta sobre o câncer de mama, reforçamos que os cuidados com a saúde devem acontecer durante todo o ano”, afirma Márcia.

A caminhada é o fechamento de uma série de ações promovidas ao longo do mês pela Secretaria de Assistência Social, incluindo encontros dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e atividades na Unidade Básica de Saúde. O objetivo, segundo a secretária, é reforçar a conscientização sobre a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce, que aumenta significativamente as chances de cura no caso específico de câncer de mama.

Márcia frisa que a secretaria está sempre à disposição da comunidade, oferecendo suporte psicológico e social e promovendo campanhas de conscientização contínuas. “Nosso trabalho de prevenção não se limita ao Outubro Rosa. Em novembro, voltaremos com atividades do Novembro Azul, voltadas à saúde do homem. Buscamos constantemente abordar a importância do cuidado com a saúde em nossos grupos e nas atividades semanais”, ressalta a gestora da pasta.

A secretária explica que a Secretaria de Assistência Social de Novo Horizonte esta localizada na Rua Bruno Sanagiotto e disponibiliza apoio para esclarecimentos e oferece serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para famílias, crianças e adolescentes, incentivando a construção de uma comunidade mais consciente e engajada no cuidado com a saúde.