Novo Horizonte passa a ter academia para pessoas da terceira idade

A administração municipal de Novo Horizonte, através do Departamento de Promoção Social, oferece, a partir de desta quarta-feira (02), espaço e profissionais qualificados para que o público da terceira idade possa praticar atividades físicas. Trata-se de uma academia da terceira idade.

Marcia Nicola Franchini, diretoria de Promoção Social, explica que o objetivo é contribuir com a qualidade de vida das pessoas da terceira idade. Ela defende que, em médio e longo prazo, isso será alcançado por meio dos exercícios, da socialização e comportamentos preventivos. “Tudo isso vai refletir e influenciar na melhoria da saúde mental dessas pessoas”, prevê.

As atividades serão realizadas na Draven Academia, vencedora do certame licitatório. Embora o atendimento seja gratuito, os interessados precisam fazer a inscrição. Para isso, devem procurar a equipe da Promoção Social, na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), com documentos pessoais. As atividades, que serão acompanhadas por profissionais habilitados na área da educação física, acontecerão todos os dias nos períodos da manhã e tarde. Os exercícios e os dias de atividade serão definidos após avaliação dos instrutores de educação física da academia.

A diretora de Promoção Social revela que essa era uma vontade do departamento e que, a questão da pandemia, que obrigou o isolamento de todos, favoreceu para a tomada de decisão. “A gente percebeu, especialmente durante a pandemia, que a terceira idade foi quem mais sofreu com o isolamento e o distanciamento. Pensando nisso, e com foco na prevenção, é que implementamos mais esse serviço”, disse explicando que todas as normas e protocolos em relação a pandemia serão observados.