Em NH, carreata reforça a importância do combate à violência e à exploração sexual infanto-juvenil

O Departamento de Promoção Social, em parceria com o Conselho Tutelar e demais Secretarias da administração municipal de Novo Horizonte, realizou, nesta terça-feira (18) – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes –, uma carreata pelas ruas do município onde chamou a atenção da sociedade sobre o assunto.

Marcia Nicola Franchini, diretora do Departamento de Promoção Social, conta que os trabalhos vão acontecer durante todo o mês de maio, em forma de campanha. Segundo ela, o objetivo é alertar a sociedade sobre o abuso, mas também esclarecer algumas questões relacionadas ao tema. Dando continuidade aos trabalhos, na quinta-feira (20), a pasta realizará uma capacitação online envolvendo os professores da rede municipal de ensino.

Junto a isso e se adequando as condições impostas pela pandemia, Marcia adianta que será disponibilizado, via aplicativo de celular e redes sociais, materiais de orientação às famílias. Também, haverá a distribuição de material gráfico nos estabelecimentos comerciais da cidade e nas escolas e cada aluno receberá uma máscara personalizada com símbolo e o tema da campanha. “Essa discussão é relevante e precisa acontecer. Nós percebemos que agora, por conta da pandemia e o isolamento social, os índices de abuso e exploração sexual no país cresceram. Precisamos permanecer vigilantes e atentos para que isso não ocorra em nosso município”, pondera.

Além do esforço neste mês maio, que é o foco da campanha, Marcia explica que os profissionais do conselho tutelar ficam a disposição para receber e tratar das denúncias de abuso e exploração. Outro canal que pode ser usado é o disk 100. A diretora reforça que a comunidade precisa enxergar o Conselho Tutelar como um parceiro de confiança para fazer denúncias de exploração, tirar dúvidas e buscar orientações precisas. “Estamos aqui para zelar a criança e o adolescente. Essas ações de conscientização e orientação também fazem parte da nossa atividade”, responde.