Educação de Novo Horizonte e IFSC fecham parceria para oferta de cursos

Com o objetivo de contribuir com a formação e capacitação dos munícipes, a Secretaria de Educação, Esportes, Cultura de Novo Horizonte fechou uma parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus de São Lourenço do Oeste para oferta de quatro cursos – língua inglesa, robótica básica, ferramentas para a educação e assistente de recursos humanos. A abertura das turmas dependerá da efetivação das inscrições.

Solange Fransozi, secretária de Educação, Esportes e Cultura, explica que as inscrições serão abertas em janeiro. Segundo ela, a oferta dos cursos atende a uma demanda apresentada pela comunidade e, principalmente, pelos alunos da rede estadual de ensino e está alinhada ao plano de governo da administração. A ideia é que para o segundo semestre de 2023 outros cursos sejam ofertados.

Embora a parceria estabeleça que as aulas sejam realizadas no município, na estrutura do Centro Educacional Municipal Novo Horizonte (Cenho), em algumas oportunidades, quando da necessidade de aulas práticas, os alunos serão descolados até o campus, em São Lourenço do Oeste. Prevendo isso, a parceria condiciona que o município disponibilize transporte. A carga horária dos cursos varia de 40 a 160 horas. Cada curso tem seus pré-requisitos, mas a partir de 14 anos já é possível se inscrever em algumas opções.

De acordo com a secretária da pasta, a parceria é um grande passo para a capacitação e formação dos munícipes. “Desde 2016 educação é uma das prioridades para a administração. O IFSC é uma instituição renomada e, através da parceria, vai estar atuando dentro do município. É uma oportunidade ímpar”, comemora lembrando que a parceria é resultado de um processo de diálogo e ajustes entre as partes envolvidas.

Apesar do processo de inscrição abrir em janeiro de 2023, a comunidade já pode entrar em contato com a Secretaria. Solange entende que dessa forma é possível apresentar as ementas dos cursos e tirar dúvidas. O processo de inscrição se dá mediante a aprovação e divulgação em edital de ingresso, os quais são lançados com base nas demandas da comunidade e disponibilidade da carga horária dos docentes do campus.