Caminhada e peça de teatro evidenciam a campanha Setembro Amarelo em Novo Horizonte
Em parceria com a Secretaria de Educação, Esportes e Cultura, Escola de Educação Básica (EEB) Santa Lúcia e Parlamento Jovem, a Secretaria de Assistência Social de Novo Horizonte realizou, no dia 21 de setembro, a tradicional caminhada em alusão ao Setembro Amarelo – mês dedicado à prevenção do suicídio.
Além de percorrer as principais ruas da área urbana do município com faixas, o grupo se concentrou em frente a prefeitura, onde a psicóloga da Secretaria de Assistência Social, Daiane Zaparoli, fez uma fala sobre números de suicídios e evidenciou a importância de procurar ajuda e onde essa ajuda pode ser encontrada.
Apesar da caminhada ter sido realizada na segunda quinzena de setembro, Marcia Nicola Franchini, secretária de Assistência Social, conta que o tema é tratado durante o ano todo. “Embora setembro seja o mês de conscientização do tema, a Secretaria, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), está à disposição e realiza atividades durante o ano todo. É um assunto delicado, que envolve muitos tabus, mas a população pode contar a qualquer hora com a equipe profissional”, orienta.
Marcia reforça que, ao contrário do que se pensava no passado, o tema suicídio precisa ser discuto de forma aberta, com informações claras e com uma rede de apoio profissional. Ela entende que desta maneira as pessoas, que eventualmente estejam enfrentando algum problema, vão se sentir seguras e procurar ajuda profissional.
Em continuidade a campanha do Setembro Amarelo, na noite desta quarta-feira (27), a Assistência Social, em parceria com a Educação e a Saúde, realiza uma peça de teatro onde o pano de fundo é a prevenção do suicídio. Alunos da rede estadual de ensino do município e a comunidade devem participar da atividade.