Antiterrorismo é tema de capacitação na rede municipal de ensino de NH

Com o tema “terrorismo doméstico com múltiplas vítimas”, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou, no dia 03 de maio, no Centro Educacional Municipal Novo Horizonte (Cenho), uma capacitação para professores e demais servidores da rede municipal de ensino. A fala foi conduzida pelo subtenente da PM, Fabiano André dos Santos. A intenção é que os dados e estatísticas compartilhadas sirvam de subsídio na elaboração de um plano emergencial da escola, o qual deve ser construído por todos que integram a educação do município.

A capacitação oferecida pela PM visa treinar os professores e funcionários para se defenderem de possíveis ações criminosas. Ela segue doutrina internacional e, no país, é consolidada pela lei antiterrorismo 13.260/2016. O treinamento consiste em orientar as vítimas em potencial a defenderem-se quando de um ataque de um agente invasor. O treinamento é alicerçado em três pilares – fugir, esconder e lutar.

De acordo com a secretária de Educação, Esportes e Cultura de Novo Horizonte, Solange Franzosi, foi um momento de formação, mas também de reflexão, já que recentemente uma creche em Blumenau foi atacada. A secretária explica que há um trabalho em curso que envolve outros parceiros, a exemplo da Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste) e Polícia Militar. “Já vínhamos trabalhando em ações para garantir a segurança dos alunos e profissionais, mas depois do atentado de Blumenau redobramos a atenção”, comenta adiantando que isso ainda é pouco. “A gente sabe o compromisso que temos e o que é preciso fazer”.

Referenciando o apoio e parceria também com a PM, Solange explica que a intenção é preparar e capacitar todos os profissionais que atuam na rede municipal de ensino. “A gente espera que isso [atentado] nunca aconteça nas nossas escolas, mas precisamos estar preparados e treinados”, reforça. Segundo ela, essas orientações são importantes e podem ser usadas também em situações de desastres naturais, incêndios e acidentes. “O nosso protocolo de segurança vai abarcar tudo isso”, adianta.

Cronograma

Como a Secretaria já vinha trabalhando numa estratégia, a discussão com a PM e com a AMNoroeste vai auxiliar e permitir o reforço e atualização do plano de ação. Solange acredita que com a união dos municípios e a participação dos órgãos de segurança – Corpo de Bombeiros e as Polícias Civil e Militar – o plano emergencial ficará mais robusto.