Promoção Social de Novo Horizonte promove gincana em comemoração ao Dia das Mães

Em comemoração ao Dia das Mães, celebrado no dia 08 de maio, a administração municipal de Novo Horizonte, através do Departamento de Promoção Social, realizou, no sábado (7), no ginásio municipal de esportes, uma gincana de integração. A programação reuniu mais de 180 mulheres das comunidades e da área urbana do município. Além das provas, teve sorteio de brindes e lanche com salgados e doces.

Marcia Nicola Franchini, diretora do Departamento de Promoção Social, explica que o objetivo foi proporcionar um momento de interação, diversão e valorização das mães, já que durante os dois últimos anos, por conta da pandemia, não foi possível realizar ações e atividades com essa proposta. “Não lembro de algo igual ter sido realizado antes no município, ou se aconteceu faz muito tempo que não é reeditado”, observa. Como o objetivo era permitir a socialização, os clubes de mães das comunidades e os grupos foram misturados. Os vereadores mirins da Câmara Municipal prestaram apoio no dia do evento.

Adiantando que outras edições serão realizadas, Marcia avalia o evento como positivo. Segundo ela, isso se justifica pela presença e a participação das mães nas provas. “Todas participaram. Quem não quis executar as provas ficou na torcida apoiando a equipe”, compartilha lembrando que foi um dia deferente, pensado e dedicado a elas.

De acordo com a diretora de Promoção Social, esses eventos fazem parte do cronograma de ações da pasta e buscam, além de melhorar o bem-estar das pessoas envolvidas, atuar, até certo ponto, como medidas preventivas para algumas situações. Nesse sentido, ela cita, por exemplo, o auxílio na manutenção da saúde mental e na melhoria da socialização.

Pela participação, no final os clubes de mães foram presenteados com uma lembrança. As mães integrantes da equipe vencedora da gincana também receberam prêmios. “Elas [mães] entraram na brincadeira. Embora o foco não fosse a competição, ninguém queria perder”, observa a diretora.