Em um ano, Novo Horizonte passa de 7,53 para 9,71 na nota do Programa Previne Brasil

O município de Novo Horizonte, por meio do trabalho de atenção primária promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, segue o ritmo de ascensão no ranking do Previne Brasil, indicador do Ministério da Saúde. Na avaliação do segundo semestre de 2023, a nota de avaliação da atenção primária em saúde subiu em relação ao mesmo período de 2022, passando de 7,53 para 9,71. O desempenho do município na última avaliação foi de 73,86%. Com a nota o município ficou na 60ª posição no ranking estadual e em 10ª posição dentro da Regional de Saúde – Xanxerê.

O desempenho, que é medido a cada quatro meses, leva em conta sete indicadores: consultas de pré-natal; exames em gestantes; atendimento odontológico em gestantes; mulheres que realizaram o exame citopatológico; crianças de 1 ano com vacinas atualizadas; monitoramento de hipertensos e acompanhamento de diabéticos.

O Programa Previne Brasil 2023 é o modelo de financiamento de repasse financeiro aos municípios dentro do programa. Por meio deste monitoramento, o governo avalia os acessos, qualidade e resolutividade dos serviços prestados pelas Unidade Básica de Saúde (UBS).

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Rogério Acácio Mascarello, atualmente, o financiamento do SUS se vale de avaliações quadrimestrais para definição dos valores a serem repassados pela União aos municípios brasileiros. Segundo ele, a ascensão da nota reflete o comprometimento da gestão municipal e o empenho dos profissionais que estão preocupados com a saúde e qualidade de vida da comunidade.

Mascarello reforça que o resultado alcançado é uma conquista que precisa ser comemorada por todos – governo e munícipes –, mas adianta que o trabalho continua. “Temos um grande desafio que é manter essa melhora e avançar onde é preciso”, detalha.

Segundo o secretário, o aumento da nota, além de demonstrar que o trabalho está sendo realizado de forma correta, garante aumentos significativos no repasse de recursos ao município o que, na prática, garante a melhoria no atendimento dos pacientes e das demandas da comunidade.