Novo Horizonte investe em tecnologia educacional com aquisição de telas interativas

A Secretaria de Educação, Esportes e Cultura de Novo Horizonte adquiriu duas telas interativas que já estão em funcionamento no Centro Educacional Municipal Novo Horizonte (Cenho) e na escola em tempo integral. O investimento foi de R$ 23 mil e, segundo a secretária da pasta, Vanessa Bratti Giombeli, a previsão é de que novos equipamentos sejam adquiridos para ampliar a inovação nas salas de aula.

A diretora escolar do Cenho, Zuleiga Schmainski, destaca que a novidade foi bem recebida pela equipe pedagógica e que os recursos tecnológicos já estão contribuindo para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. “Foi uma aceitação muito boa por parte dos professores. As telas interativas vieram para somar, permitindo que os docentes apresentem os conteúdos de forma mais atrativa e que os alunos participem ativamente das aulas. Isso cativa os estudantes e os aproxima ainda mais do conhecimento”, afirma.

De acordo com a diretora, as telas estão sendo utilizadas de duas formas. Uma delas foi instalada de forma fixa na sala de informática, enquanto a outra é móvel e pode ser levada para diferentes salas, conforme a necessidade. A iniciativa facilita o acesso dos professores e amplia as possibilidades de aplicação dos recursos digitais no dia a dia escolar.

O apoio da equipe de informática da escola também tem sido fundamental para o processo de adaptação. “Alguns professores se familiarizam mais rápido com a tecnologia, enquanto outros precisam de mais tempo. Nesse sentido, o professor de informática tem dado suporte, orientando e auxiliando no manuseio da tela, garantindo que todos possam aproveitar ao máximo os recursos disponíveis”, explica Zuleiga.

A utilização das telas digitais permite, entre outros aspectos, a integração de links, vídeos e materiais complementares ao conteúdo dos livros didáticos. Para a Secretaria de Educação, a iniciativa representa um passo importante no alinhamento da rede municipal de ensino às transformações tecnológicas e ao movimento da inteligência artificial, criando novas possibilidades para a aprendizagem.