Agricultura inicia cronograma de produção de silagem
O município de Novo Horizonte, através da Secretaria de Agricultura, está reeditando o programa de produção de silagem para os agricultores em 2023. Neste ano a pasta atenderá as demandas com seis conjuntos de trator/ensiladeira próprios e um terceirizado. Produtores que possuem movimento no bloco de notas igual ou superior a R$ 20 mil no ano têm direito a isenção de até cinco horas de máquina. Nos casos em que o produtor mesmo faz o corte da silagem, essas horas de direito são reembolsadas. O teto de valor devolvido é R$ 800 por produtor.
O secretário da pasta, Lucimar Viero, explica que dos sete conjuntos, cinco operam no sistema área total e dois operam cortando apenas uma linha por vez. Ele conta que apesar da estrutura de máquinas, em alguns períodos deve ocorrer congestionamento de pedidos. Ele justifica observando que, devido as condições climáticas, a janela de plantio foi pequena. “Como a grande maioria plantou junto, a produção de silagem também acaba sendo junto”.
Na tentativa de amenizar esses conflitos de demandas, o secretário conta que a pasta trabalha numa agenda otimizada por região e proximidade de propriedades. A ideia é que as máquinas rodem o mínimo possível e possam produzir o máximo dentro da capacidade. Embora seja um quadro de máquinas relativamente novo, Viero frisa que todas foram revisadas com antecedência para evitar quebras e paralizações.
Paralelo a isso, há a orientação para que os produtores cooperem entre si. “Fizemos um trabalho de orientação para que os vizinhos se auxiliem, pois vai faltar máquinas. No forte da produção as máquinas do município não vão dar conta”, alerta reconhecendo que as medidas são necessárias, pois a demora pode causar prejuízos, pois a lavoura pode passar do ponto ideal e haver perdas na qualidade do alimento para os animais.