Comitê aprova plano de contingência para atividades educacionais
O comitê municipal de gerenciamento de crise da Covid-19, composto por representes das Secretarias de Educação, Esporte e Cultura, Saúde, Administração e Fazenda, Agricultura, departamento de Assistência Social e rede estadual de ensino de Novo Horizonte, aprovou, no dia 11 de novembro, o plano de contingência municipal para a prevenção, monitoramento e controle da disseminação da Covid-19 nos estabelecimentos educativos escolares dos diversos níveis.
Entre outras questões, o plano prevê oito diretrizes – sanitárias, pedagógicas, alimentar escolar, transporte escolar, gestão de pessoas, capacitação e treinamento, comunicação e informação e finanças – que norteiam o retorno seguro das aulas.
Tendo em vista a imprevisibilidade da evolução da pandemia, o plano orienta, também, que os membros do comitê exercitem o monitoramento constante do cenário de risco e das dinâmicas e ações operacionais adotadas, como avaliações e constantes ajustes que se demonstrem necessários, para manter o plano de contingência atualizado.
Na prática, esse plano vai nortear e orientar o retorno das aulas. Apesar do documento ter sido construído numa parceria entre os municípios que integram a Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste) e a Defesa Civil, as diretrizes atende as particularidades da municipalidade. Com a homologação foi criado o selo e código QR Code.
Com base do plano de contingência municipal, que foi construído ao longo dos últimos 60 dias, cada unidade escolar deverá organizar um plano de contingência e apresentar ao comitê.
O plano de contingência municipal para a prevenção, monitoramento e controle da disseminação da Covid-19 nos estabelecimentos educativos escolares dos diversos níveis está disponível em anexo para consulta da sociedade.
Confira em anexo o Plano Municipal de Educação e os respectivo monitoramentos
Arquivos